Mais do que nunca, precisamos cuidar das nossas emoções.
Saber como agir em momentos de dificuldade e melhorar os relacionamentos interpessoais depende de como os pensamentos, os sentimentos e as atitudes são gerenciados.

Os cuidados com a saúde emocional são tão importantes quanto a atenção ao aspecto físico.
E quando o assunto é saúde emocional, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que o emocional impacta diretamente no físico, podendo trazer prejuízos ao seu próprio bem-estar.

Para isso, é necessário desenvolvermos a nossa Inteligência Emocional, para que assim, ao final de cada dia, a gente tenha a habilidade de enxergar os pontos positivos de todas as experiências que vivemos, independente de serem boas ou ruins, e agradecermos por todas elas, uma vez que são estas mesmas experiências que nos fortalecem, física, mental, emocional e espiritualmente, para podermos levar a vida de forma mais leve e com muito mais otimismo.  
É disso que se trata cuidar da saúde emocional.

É desenvolver e trabalhar estes pontos diariamente, para que seja possível ter uma vida ainda mais saudável

Você percebeu que quando falamos em saúde, pensamos nos cuidados exclusivos com o corpo?

É muito comum fazermos esta associação, mas também é preciso se preocupar com os cuidados relacionados à nossa saúde emocional.
Se um de seus objetivos é desenvolver um olhar mais atento para a própria saúde, disposição e bem-estar, é importante que você considere também cuidar da sua saúde emocional, uma vez que ela contribui para que a gente tenha uma vida cada vez mais plena, realizada e saudável.

Então, comece fazendo o seguinte:

  • Abandone Toda a Culpa e se Perdoe

Olhe para os erros cometidos no passado como escolhas feitas. Lembre-se sempre que todos estão sujeitos a cometer erros.

Errar é Humano, não é mesmo?

E se você fez escolhas que não foram assertivas ou que trouxeram resultados negativos, busque extrair alguma lição e principalmente, se perdoe.

A culpa não traz nada além de dor e tristeza. E estes não são nada benéficos para a saúde emocional.

  • Reconheça seus Méritos e Valores

É importante olhar para si mesmo e ver quem você é.

Reconheça as coisas boas que já fez por você, as suas conquistas, os passos importantes que você já deu, os valores que você possui.

Isso vai ser fundamental para que você tenha uma boa Autoestima.
Faça o exercício de sempre olhar para todos os desafios que você já superou ao longo de sua vida, porque isso só vai te fortalecer e te mostrar o vencedor que você é, o quanto você luta pelos seus sonhos, pelos seus ideais e pela sua própria felicidade, sem terceirizar esta responsabilidade para ninguém.

Promete Tentar?

Depois de fazer isso, tenho certeza que você vai ser invadido por uma sensação tão boa, que vai te deixar ainda mais saudável emocionalmente.

  • Evite Preocupações Excessivas

Têm situações na vida, que nos abalam demais, que nos deixam preocupados.

Situações delicadas que envolvem as pessoas que amamos ou até nós mesmos.
Mas é preciso evitar que a preocupação se torne uma constante nas nossas vidas.

Muitas vezes a gente fica tão preocupado, que desvia o nosso olhar para o problema e, por isso, não conseguimos ver as soluções que podem estar tão próximas.
Assim, quando uma, ou várias preocupações apareceram, preste atenção no que elas estão fazendo com a sua mente e com o seu corpo, o quanto elas estão te fazendo mal e permita-se parar por um instante e respirar fundo. Este exercício vai te ajudar a desacelerar um pouco os pensamentos que estão passando pela sua cabeça e vai te trazer mais clareza sobre como você pode agir para solucionar a questão, ou as questões que te preocupam.
Agora, se você não estiver conseguindo agir sozinho, não tem problema nenhum pedir ajuda.

Todos nós precisamos ser ajudados, acolhidos, orientados, em algum (ou vários) momentos da nossa vida.
Mostrar que você está vulnerável e precisa de uma mãozinha, é sinal de coragem!!!

Peça Ajuda

Procure um Coach, um terapeuta.

Nós nascemos para ser felizes. E merecemos isso!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!