A Procrastinação pode ser uma inimiga da rotina para quem não consegue fugir dela. Adiar as tarefas é contraprodutivo quando se quer otimizar o tempo e tirar o máximo de um dia.

Mas é um problema tão enraizado no ser humano, que pesquisadores conseguiram compilar uma coletânea de filósofos que estudaram o tema ao longo da história.

E como parar de procrastinar?

Afinal, o que significa?

Procrastinar é simplesmente o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada. Você sabe o que deve fazer e não é capaz de fazer. É uma lacuna entre intenção e ação.
Pode ser algo consciente ou feito inconscientemente.

Em ambos os casos, inclui uma decisão de “empurrar” a atividade. Isso é feito principalmente se dedicando a outras tarefas – muitas vezes de menor importância e mais prazerosa.
Por exemplo, se você precisa arrumar o seu quarto com urgência, mas ao invés disso, assistiu a um filme e respondeu e-mails, você procrastinou.

É algo mais comum na rotina do que parece. Porém, é extremamente prejudicial para quem quer ser eficiente.
E acredite, mais da metade das pessoas admite procrastinar.

Recompensa Imediata

De forma geral, o cérebro humano “se rende” à procrastinação porque tem preferência pela recompensa imediata. Por isso, tende a lutar com tarefas que prometem vantagens futuras em troca de esforços no presente.

Isso porque é mais fácil para nosso cérebro, processar coisas concretas ao invés de abstratas, e o incômodo imediato é muito tangível em comparação com aqueles irreconhecíveis e incertos benefícios futuros.

Dicas

Vou te dar algumas dicas e bóra lá por em prática?

Primeira Dica

Dê o 1° passo, por menor que ele seja.
Fazer um pequeno primeiro movimento é uma estratégia apoiada pela ciência para vencer a procrastinação e lembre, defina uma meta baixa.

Segunda Dica

Crie um planejamento de tarefas e desenvolva seu foco.

Você terá a sensação de realização, que serve como combustível para continuar trabalhando.

Terceira Dica

Gerencie suas emoções, não apenas o seu tempo! Acreditar, por exemplo, que você deve esperar estar com bom humor para fazer algo, é uma armadilha que pode levar à procrastinação.

Sejam quais forem as emoções, seja medo de falhar, medo de decepcionar os outros, de perder a autoestima, de não se sair tão bem quanto você deseja, entenda o que está sentindo, para poder lidar.

Lembra que eu sempre falo que não sabemos lidar com aquilo que não conhecemos?

Quarta Dica

Nomeie o problema. Será que é mesmo procrastinação?
Clarificar o que são casos de procrastinação e o que são apenas atrasos, que têm outro sentido, facilita o processo de visualizar a prática e gerenciá-la.

Quinta Dica

Pratique a procrastinação estruturada.

Isso quer dizer colocar a tarefa mais urgente e assustadora no topo da lista e acrescentar outras atividades igualmente valiosas, mas que são menos amedrontadoras.

Como os procrastinadores evitam tudo o que está no topo da lista, o ideal é colocar a tarefa mais importante e aproveitar sua vontade de evitá-la, para resolver todas as outras.

Coloque também atividades que você cumpriria de qualquer forma, como fazer café e carregar o seu celular. Assim, você aumenta o sentimento de realização e de motivação, que te ajudam a realizar tudo o que precisa.

Sexta Dica

Visualize seu futuro eu.

Acreditamos que o ‘eu’ de amanhã, ou da próxima semana, terá mais energia, mais força de vontade para seguir adiante em alguma tarefa que parece ameaçadora.

Entender que o futuro só vai trazer melhorias a sua produtividade, se o comportamento mudar, pode levar a menos procrastinação.

Sétima Dica

Faça planos que incluam os imprevistos.

Ainda que você se comprometa a não procrastinar, os imprevistos podem acabar com seus planos.

No entanto, uma mudança de comportamento pode ser o bastante para prevenir essa situação.
Por exemplo: alguém que planeja caminhar até o trabalho pode prever como reagiria se chovesse. Com a chuva, prevê que surgirá a vontade de ir de carro e pode se lembrar de pensar no quanto se sentirá bem depois do exercício para se motivar. Assim, você se prepara e evita a Autossabotagem.

Gostou?

E aí, está preparado para colocar essas dicas em prática agora mesmo e se tornar uma pessoa muito mais produtiva?

Me escreva nos comentários, vou amar saber!

Beijos e até breve.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!